quinta-feira, 26 de maio de 2011

Os benefícios da Goiaba


A goiaba é muito conhecida e apreciada no Brasil porém, poucas pessoas sabem realmente os benefícios que este fruto traz à nossa saúde. Conhecida por ter muita vitamina C, ficando atrás apenas da acerola e da rosa-canina, seus níveis superam de 4 a 5 vezes a laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.

De um modo geral, não tem muito açúcar e quase nenhuma gordura, sendo indicada para qualquer tipo de dieta e, de preferência, deve ser consumida crua. É contra-indicada apenas para pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou com problemas intestinais.

Em termos medicinais, a goiaba é um excelente auxiliar na prevenção e combate da Hipertensão, provavelmente devido ao baixo teor de sódio e abundante teor de potássio e fibras vegetais; combate ao colesterol devido a riqueza em fibras do tipo solúvel (pectina), que limpa o intestino e facilita a eliminação do colesterol com as fezes e de sais biliares a partir dos quais é sintetizado; prevenção de arteriosclerose pois previne os fatores de risco como a hipertensão e o excesso de colesterol, mantendo as artérias em bom estado; auxílio no combate ao tabagismo uma vez que a vitamina C neutraliza os efeitos da nicotina, sendo recomendado duas ou três goiabas diárias na dieta para quem está deixando de fumar e por fim, auxilia no combate ao esgotamento físico agindo como um tonificante sobre o organismo. Seu uso também é indicado em casos de doenças infecciosas e fraqueza/cansaço provocados por doenças crônicas.



Essa fonte de saúde é utilizada de diferentes maneiras, tais como goiabadas, compotas, sucos, geléias e na forma fresca (crua) contudo, deve-se atentar para os frutos muito maduros pois perdem a vitamina C e as fibras. Tais produtos derivados podem incrementar pratos e sobremesas como sorvetes, bolos, tortas e molhos salgados e agridoces por ser isenta de acidez.




Um único fruto, um leque de opções de consumo e o melhor, mais saúde no seu dia-a-dia.


Confesso que estou um pouco enjoada de suco de goiaba e da fruta fresca por um bom tempo porém, os derivados bem que me atraem... rsrs.
Agora, quero saber se vocês têm este hábito de comer goiaba. Preferem a branca ou a vermelha?


Bom gente, é isso. Até a próxima


Fontes:
FitoSaúde ; O poder medicinal dos alimentos por Dr. Jorge Pamplona.

9 comentários:

Anônimo disse...

Euu adoro goiaba vermelha, moro na zona rural,e tenho 2 pés em casa,ja está carregadoo.Quase todos os diaas eu como 1 ou 2 Hehehe !
Ps:Site Otimoo !

Anônimo disse...

@Anônimo Boa noite,

Gostaria de saber se a goiaba ajuda no emagrecimento?

Tem alguma comprovação neste sentido (emagrecer)

Obrigada

Anônimo disse...

Sim; por ter poucas calorias ajuda a encher a barriga causando saciedade o que faz vc ingerir menos outros tipos de alimentos. Como regra de emagrecimento, procure trocar o jantar por frutas evitando comer carboidratos, e ingerindo proteina como por ex. Ovo cozido. Fiz isso por um mes e perdi 3kg.

Anônimo disse...

eu gosto das 2 goiaba e tudo de bom

Anônimo disse...

minha Nutricionista receitou um suco que amei e antioxidante : 300ml de suco de uva integral , uma fatia de melancia , 1 goiaba e uma colher de sopa de farelo de banana verde ou chia ou linhaça . Super recomendo , fica uma delicia

Anônimo disse...

Nao sabia que a goiaba e tao boa para a saude vou passar a comer mais esse fruto

Anônimo disse...

LI A MATERIA E ADOREI, APARTIR DE HOJE A GOIABA FARÁ PARTE DA MINHA REFEIÇÃO DIARIA.

Anônimo disse...

gosto dad duas mais me dou melhor com a branca.comer goiaba diariamente ajuda a em magrecer?

Anônimo disse...

Gosto mt dessa fruta e Gostaria de saber, a goiaba é um alimento desintoxicante? Obrigada.

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